Português (Brasil)

Projeto de melhoramento da estrutura da barra do rio Itajuba avança no licenciamento ambiental

Projeto de melhoramento da estrutura da barra do rio Itajuba avança no licenciamento ambiental

Compartilhe este conteúdo:

Projeto de melhoramento da estrutura da barra do rio Itajuba avança no licenciamento ambiental

O projeto de infraestrutura de proteção costeira da foz do rio Itajuba e da praia do Grant avançou mais uma etapa. Nesta quinta-feira (08), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concedeu anuência para as licenças ambientais do empreendimento. Essa liberação é  uma das exigências do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para o licenciamento ambiental da  obra, que não pode ser iniciada sem essa documentação. 

A construção de um molhe ao sul e do melhoramento do molhe já existente, ao norte da barra do rio Itajuba, melhorará o acesso das embarcações ao mar pelo rio, garantindo a segurança física, patrimonial e de trabalho dos pescadores da região. A obra também beneficiará a praia do Grant que sofre com a erosão costeira, fomentando assim o turismo. 

“Nós estamos na parte mais burocrática do projeto, mas ela é indispensável para que tudo seja feito dentro da legalidade. Assim que o licenciamento for liberado poderemos iniciar, e eu acredito que será o nosso próximo passo”, explica o secretário de Planejamento de Barra Velha, Marcelo Cunha. 

Nesta sexta-feira (08), os pescadores de Itajuba, representados pelo pescador Sandro Sarnapim, promoveram uma reunião na Câmara de Vereadores de Barra Velha a fim de discutir e pleitear com as autoridades convidadas as demandas para a execução da obra. 

Estiveram presentes o deputado federal Jorge Goetten; representando o secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, o gerente de Fomento Pesqueiro, Valdori Alci de Almeida; os secretários de Planejamento e de Agricultura, Pecuária e Pesca de Barra Velha, Nilo Irineu Bernardo  e Marcelo Cunha, o presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Barra Velha, Kaiann Barentim; os vereadores de Barra Velha, representados pelo presidente da Câmara, Nivaldo José Ramos; o vereador de Jaraguá do Sul Jeferson Cardoso; prefeito eleito de Penha, Luizinho Américo, atuante entre os pescadores, entre outras autoridades e membros da sociedade civil.
  
Os pescadores, que marcaram presença e estavam em um grande número, pleitearam as suas demandas junto às autoridades e assistiram a apresentações sobre o projeto e também algumas características ambientais que provocam o açoreamento e o acúmulo de sedimento na barra. 

“A execução dessa obra é demorada, devido o tamanho e complexidade do projeto, mas fica o nosso compromisso de buscarmos outras soluções, como a dragagem, para garantir a navegabilidade dos pescadores enquanto a obra não é finalizada”, garante o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Barra Velha Nilo Irineu Bernardo

Compartilhe este conteúdo: