Português (Brasil)

Secretaria de Saúde de Barra Velha lança a campanha “A sua falta faz muita falta pra alguém”

Secretaria de Saúde de Barra Velha lança a campanha “A sua falta faz muita falta pra alguém”

Compartilhe este conteúdo:

Secretaria de Saúde de Barra Velha lança a campanha “A sua falta faz muita falta pra alguém”

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o alto número de faltas nos atendimentos eletivos, a Secretaria de Saúde lança nesta quinta-feira, 20 de junho, a campanha: “A sua falta faz muita falta para alguém”. Durante o mês de maio, foram registradas mais de 4 mil faltas. O serviços eletivos são procedimentos agendados, desenvolvidos pelos seguintes setores: Policlínica, Centro Integrado de Reabilitação - CIR, Serviço de Atendimento Especializado - SAE, Tratamento Fora de Domicílio - TFD, Epidemiologia/Dengue, Unidades Básicas de Saúde - UBS dos bairros e Centro de Atenção Psicossocial - CAPS.

De acordo com o Olostech, (sistema operacional utilizado pelos funcionários da secretaria), em 6.262 atendimentos contabilizados no mês de maio de 2024, (incluindo os encaixes), 4.337 foram marcados como falta. O valor corresponde a 69,26% do total de registros.

No setor de Tratamento Fora de Domicílio - TFD, responsável pelas agendas de exames e consultas de média e alta complexidade em outras cidades, os números podem ser muito mais alarmantes. A coordenadora do setor, Elaine Santana explica: “Aqui, quando uma pessoa perde uma tomografia de membros inferiores e posteriores, por exemplo, são quatro exames perdidos, dois nas pernas e dois nos braços”.

A Secretaria de Saúde também pede que os pacientes mantenham atualizados o número de telefone e o endereço cadastrados na Unidade Básica de Saúde dos bairros de onde residem.

“Manter as informações pessoais atualizadas facilita o contato de nossas equipes com o paciente, quando necessário. Por meio desta iniciativa, a gente quer que as pessoas entendam os prejuízos causados ao próximo e a toda equipe da rede pública de saúde quando ocorre uma falta sem aviso prévio ou justificativa”, finaliza a enfermeira e secretária de saúde, Lilian Ramos.

Compartilhe este conteúdo: