Português (Brasil)

Vem Gingar Catarina - 3ª Edição Barra Velha recebe evento que valoriza o saber feminino na Capoeira.

Vem Gingar Catarina - 3ª Edição Barra Velha recebe evento que valoriza o saber feminino na Capoeira.

Compartilhe este conteúdo:

Vem Gingar Catarina - 3ª Edição
Barra Velha recebe evento que valoriza o saber feminino na Capoeira.


Nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2024, o município de Barra Velha será palco do "3º Vem Gingar Catarina". O evento, gratuito e aberto ao público, celebra a jornada e o legado das capoeiristas, com destaque especial para aquelas do estado de Santa Catarina.
A programação inclui rodas de conversa, oficinas sobre movimentação da capoeira, musicalidade, dança mandèn e afro-brasileira, além de uma noite cultural com shows do Coletivo Ayomidê, Baque Mulher Itajaí/BC, e participação especial do Coletivo Salve as Marias (Maringá/PR).
O evento contará com a presença de renomadas capoeiristas, como Mestra Danuza (Florianópolis), Mestra Iúna (Goiânia/GO), Professora Xerife (Joinville), Instrutora Manu (Navegantes), Monitora Estrela (Itajaí) e a Professora de dança Roberta (Barra Velha). A idealizadora do evento Contramestre Índia, que desenvolve um trabalho com capoeira há mais de duas décadas, sendo sete anos no município de Barra Velha, nos conta um pouco sobre a ideia inicial deste projeto que era reunir pela primeira vez as quatro Mestras do Estado em um evento, o que aconteceu na primeira edição em 2022 e foi um sucesso. Além de sentir a necessidade de realizar encontros como esses, onde as mulheres do nosso Estado sejam as protagonistas e, após o sucesso da primeira edição, realizamos a segunda no ano de 2023 trazendo capoeiristas de diversas graduações para transmitirem os seus saberes. O mesmo acontece neste ano, dando cada vez mais visibilidades e valorizando a jornada e os saberes femininos na Capoeira e suas vertentes além das apresentações culturais e outras expressões da cultura popular que estarão em destaque. Em todas as edições convidamos também uma Capoeirista reconhecida de outro Estado promovendo um profundo intercambio de vivências entre os praticantes.
Índia destaca também que, a cada edição, o evento conta com uma equipe técnica composta por mais mulheres em diversas áreas, contribuindo para a equidade de gênero. Este ano, assim como nos anteriores, o evento será totalmente gratuito e pensado para ser acessível a todos os públicos,

Compartilhe este conteúdo: