Ações da Semana Nacional de Combate à Dengue começam em Barra Velha
Ações da Semana Nacional de Combate à Dengue começam em Barra Velha
Cabe a cada munícipe fazer a limpeza e a eliminação dos possíveis focos nos quintais e em áreas de uso particular das moradias
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha começa as ações da Semana Nacional de Combate à Dengue.
O combate da dengue não para em Barra Velha. Durante toda a Semana Nacional de Combate à Dengue, os agentes de endemias da Vigilância Epidemiológica estão em campo e intensificam as aplicações de inseticida em áreas de risco e no entorno das casas com pacientes infectados. Entre os bairros contemplados nos últimos dias estão o Jardim Icaraí e o São Cristóvão.
A secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi, relembra a necessidade da população também fazer a sua parte: “Apesar das aplicações preventivas em locais com maior probabilidade de focos e no entorno das residências com pacientes já positivados, o veneno só atinge os mosquitos adultos, ou seja, os criadouros ainda devem ser eliminados pela comunidade”. Cabe a cada munícipe fazer a limpeza e a eliminação dos possíveis focos nos quintais e em áreas de uso particular das moradias.
A cidade conta com 11 agentes. Estes servidores executam tarefas diversas como a orientação direta com visitas nos imóveis, a fiscalização de armadilhas e de locais que possam estar infectados pelo mosquito da dengue e a aplicação de veneno em locais já infectados.
De acordo com a coordenadora do Programa de Combate da Dengue, Juliana Zimmermann, “Graças ao trabalho do agente de endemias, conseguimos saber onde é o local de maior infestação e assim controlar o vetor”, explica Juliana.
As análises atualizadas do setor demonstram que os bairros com mais casos positivos e maior quantidade de focos são: São Cristóvão, Itajubá, Centro, Vila Nova, Quinta dos Açorianos, Tabuleiro, Jardim Icaraí e Jardim Los Angeles respectivamente.