Agentes de endemias promovem ações para o Dia D contra a Dengue
Agentes de endemias promovem ações para o Dia D contra a Dengue
Barra Velha já contabiliza 07 pessoas infectadas na temporada 2024/2025
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha promove ações alusivas ao Dia D contra a Dengue.
Desde o ano de 2010, em todo penúltimo sábado do mês de novembro é celebrado o Dia D, ou Dia Nacional de Combate à Dengue. Neste ano em Barra Velha as ações alusivas a data começaram após o feriado de Finados. A equipe de agentes de endemias da Vigilância epidemiológica executou a vistoria e mutirão de limpeza com uso de larvicida nos três cemitérios da cidade, localizados nos bairros Centro, Itajuba e Medeiros.
Para o próximo sábado mais atividades estão programadas. A secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi conta como foram divididos os serviços: “Se não chover, nossas equipes estarão em campo trazendo orientações com a entrega de material informativo aos visitantes no cemitério central e na praça Lauro Carneiro de Loyola, no Centro. Aplicações de inseticida em áreas com focos também estão programadas”, completa Lilian.
A temporada 2024/2024 de casos de dengue, iniciada em outubro em Barra Velha, já contabiliza 07 pessoas infectadas. O total de focos não para de aumentar e já está em 339 registros. Os moradores positivos para a doença estão em acompanhamento epidemiológico. No entorno das casas deles já foi feita a aplicação de veneno.
A coordenadora do Programa de Combate à Dengue no município, Juliana Zimmermann, explica como acontece o serviço nos locais escolhidos: “Foi feita a fiscalização dos espaços com tratamento de larvicida nos focos encontrados”, destaca Juliana.
Apesar das medidas corretivas, vale lembrar: o veneno só funciona contra o mosquito adulto, ou seja, os focos devem continuar a ser eliminados. A “DENGUE MATA”, faça a sua parte também!