Português (Brasil)

Saúde de Penha avança no atendimento para reduzir fila de espera por exames

Saúde de Penha avança no atendimento para reduzir fila de espera por exames

Data de Publicação: 10 de março de 2025 12:43:00

Compartilhe este conteúdo:

Saúde de Penha avança no atendimento para reduzir fila de espera por exames

A Secretaria de Saúde de Penha atua para zerar a fila de espera de exames laboratoriais, represada desde novembro do ano passado. O Setor de Regulação da Secretaria vem atualizando os agendamentos através de contato direto com os pacientes.

 “Nós montamos uma força tarefa e a nossa equipe está trabalhando incansavelmente para autorizar o seguimento das guias de exames atrasadas. Nos próximos dias, iremos normalizar a situação”, enfatiza o secretário de Saúde, Nestor Filipe da Luz. 

Entre 1º de dezembro de 2024 e esta sexta-feira, 7 de março, a Saúde Municipal recebeu a demanda de realização de 34.722 exames de laboratório. Entre diversos exames pendentes, há maior demanda para hemograma completo, coleta parcial de urina, dosagem de vitamina B12, de glicose e de colesterol.

O trabalho é fruto do credenciamento destinado à contratação de laboratórios de análises clínicas para a realização de exames laboratoriais de diagnose em Patologia Clínica. O edital prevê um investimento total de R$ 841.000,00.

“A iniciativa tem como objetivo ampliar e qualificar o atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo exames essenciais para diagnóstico e acompanhamento de tratamentos médicos”, pontua o secretário.

Os valores seguirão os valores da Tabela SIGTAP-SUS, garantindo a padronização dos custos dos serviços prestados. Entre os exames laboratoriais contemplados estão hemograma completo, glicemia de jejum, colesterol total e frações, triglicerídeos, TGO e TGP (função hepática), creatinina e ureia (função renal), ácido úrico, TSH e T4 Livre (função tireoidiana), exame de urina tipo I, parasitológico de fezes, sorologias para hepatites e HIV, além de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites.

 “Com essa iniciativa, reforçamos nosso compromisso com a qualidade dos serviços de saúde, promovendo transparência e eficiência na contratação de prestadores de serviço essenciais para a população”, frisa o prefeito, Luizinho Américo.

Outra medida, que será implantada a partir do próximo dia 17, será a autorização imediata dos exames pela unidade solicitante.

Compartilhe este conteúdo: