Português (Brasil)

Acredicoop oferece crédito para energia solar com taxas reduzidas

Acredicoop oferece crédito para energia solar com taxas reduzidas

Compartilhe este conteúdo:

                                          

                           

Acredicoop oferece crédito para energia solar com taxas reduzidas

Com a instalação desta tecnologia, é possível economizar na conta de luz e inclusive oferecer o excedente para a concessionária de energia local. As placas de energia solar são estruturas de baixa manutenção que duram cerca de 25 anos.

Considerada limpa por ser produzida a partir da luz do sol, a energia solar tornou-se em 2022 a segunda maior fonte da matriz energética brasileira, com uma participação de 13,1%, atrás apenas da hídrica. Esta posição foi alcançada depois de um crescimento de 83% na utilização da energia solar no período de um ano, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Estima-se que, até o fim deste ano, o território brasileiro contará com 887 mil sistemas de energia solar conectados. Ainda segundo a Absolar, o setor gerou 868,8 mil novos empregos no Brasil entre 2012 e 2023.

“Cuidar do meio ambiente é um papel de todos. Nossa parte como cooperativa é oferecer condições facilitadas para que as pessoas e as empresas tenham condições de colocar em prática sua preocupação ambiental, optando por uma fonte de energia limpa, sustentável e que gera economia financeira”, afirma Zenilde Osório, Diretora de Operações da Acredicoop.

Um exemplo dessa aplicação vem de Joinville, onde o Centro Educacional Conde Modesto Leal implantou painéis de energia solar, em meados do ano passado. Vilmar Borba, vice-presidente da instituição, garante que a experiência é positiva: “Além do fator econômico, que nos motivou a buscar um financiamento para bancar a obra, entendemos que estamos efetivamente contribuindo para a preservação do meio ambiente, por se tratar de fonte de energia limpa, renovável e autossustentável”. O resultado, reforça Borba, aparece também nas contas da escola: “O valor do financiamento é menor do que já pagávamos de energia mensalmente. Vale a pena o investimento, sem dúvida”.

A energia solar também pode ser utilizada, com vantagens, em residências. Como na do joinvilense Paulo Roberto Ferrari, que utilizou a linha de financiamento da Acredicoop há dois anos, para equipar sua casa com painéis solares. Gerente comercial da empresa Amaro Energia Solar, Ferrari já conhecia muito bem os benefícios dessa fonte, durante anos instalando painéis em clientes. “Minha maior motivação – diz Paulo Ferrari – foi transformar custo em benefício. Além de economizar na conta mensal, contribuo no fortalecimento de um sistema mais sustentável e limpo de geração.”

O crédito para energia solar oferecido pela cooperativa tem prazo para pagamento de 72 meses e carência de 90 dias para a quitação da primeira parcela. Para obter a linha para aquisição de painéis fotovoltaicos, basta procurar uma das unidades de atendimento da Acredicoop, instalada em Joinville, Araquari, Barra Velha, São Francisco do Sul, Garuva e Itapoá.

Compartilhe este conteúdo: