Português (Brasil)

Secretaria de Saúde alerta a população para o cuidado com as doenças respiratórias

Secretaria de Saúde alerta a população para o cuidado com as doenças respiratórias

Compartilhe este conteúdo:

 

Secretaria de Saúde alerta a população para o cuidado com as doenças respiratórias

Em 2024, já são mais de 1.600 pessoas diagnosticadas com problemas no sistema respiratório

A chegada do inverno combina temperaturas mais baixas e dias mais úmidos, o cenário ideal para a proliferação de doenças respiratórias, como a gripe e a covid-19. Com o objetivo de alertar a população sobre os cuidados necessários para evitar estas infecções, a Vigilância Epidemiológica de Barra Velha apresenta nesta quarta-feira, 03 de julho, um apanhado geral de orientações práticas do que fazer nessa época. Em 2024, já são mais de 1.600 pessoas diagnosticadas com problemas no sistema respiratório.

Segundo a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica municipal, Maria Gabriela Pimenta, ” Uma estratégia simples é manter os ambientes bem arejados. Isso diminui a chance de o vírus ser transmitido entre as pessoas”, explica a enfermeira.

Conforme relatório emitido pela secretaria de saúde, desde o início do ano de 2024, 1.629 pessoas já foram identificadas com doenças respiratórias. Entre estas doenças estão a gripe, os resfriados, a covid, as pneumonias e outras infecções.

A secretária de saúde, Lilian Ramos destaca a correta lavagem das mãos no processo de prevenção, “a higiene correta das mãos previne a transmissão de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos, que pelo contato podem chegar às vias respiratórias”.

Entre os pilares do autocuidado na estação mais gelada do ano também estão a hidratação, a prática regular de atividades físicas, e a alimentação saudável. Por fim, o uso de roupas apropriadas evita o chamado choque térmico e impede que pacientes com a imunidade mais baixa desenvolvam doenças graves.

Compartilhe este conteúdo: